globalização
domingo, 17 de junho de 2012
Espanha
Capital: Madrid
Principais Cidades: Barcelona, Sevilla, Valencia, Granada, Málaga, Bilbao, La Coruña, Cordoba, Zaragoza, Valladolid, Santander.
Governo: Monarquia constitucional
Idioma: Castellano (español) / Catalão na Catalunha, Valenciano na Comunidad Valenciana, Basco no País Basco e Gallego na Galícia.
Localização: Europa
Área: 504.030 km2
População: 45.200.737 hab.
Atividades:Turismo forte (segundo maior da Europa), indústria e agricultura, grande produtor de vinho e azeite.
Clima: Média de 7º no inverno e 22º no verão
Moeda: Euro
Comércio: Se segunda a sábado de 9:00 às 14:00 e 17:00 às 20:00 (exceto restaurantes e bares)
Bancos: Segunda a Sexta de 9:00 às 14:00
Fuso horário em relação a Brasília: +2h até +4h, dependendo da época do ano.
A Espanha está localizada na península ibérica, ao sudoeste da Europa. É banhado pelo Mediterrâneo e pelo Atlântico norte, e é dividido em 17 comunidades autônomas (estados) e duas cidades autônomas: Ceuta e Melilla, que estão localizadas do outro lado do Estreito de Gibraltar, em território marroquino. As principais comunidades em termos economia, turismo e cidades importantes são: Catalunha, Comunidade de Madrid, Andaluzia, Comunidade Valenciana, Galícia, Castilla e Leon e País Basco. O país conta ainda com 2 grupos de ilhas: as baleares (Mallorca, Menorca, Ibiza), localizadas no Mediterrâneo, cuja capital é Palma de mallorca. E as Ilhas Canárias ( Gran Canária, Tenerife) localizadas no Atlântico, bem próximo à África.
O país é umas das 10 maiores economias do mundo e o turismo é uma das principais atividades, considerado o segundo da Europa, hoje em dia na frente da Itália. O país é conhecido por sua arquitetura, de influências árabes, romanas e góticas. Além disso, por sua culinária, vinhos, touradas e festas tradicionais. A Espanha é um país cheio de contrastes, pela sua diversidade não só cultural, mais também da natureza, diferente em todo país.
População
O povo espanhol é conhecido por ser alegre e extrovertido por natureza. Diz-se que eles vivem nas ruas, porque gostam muito de sair com amigos, e se divertir. Em cidades como Madrid é freqüente que as pessoas saiam até de madrugada, inclusive nos dias de semana, parece que as ruas estão em constate movimento.
A Espanha possui 45 milhões de habitantes aproximadamente e a densidade demográfica é menor do que a média dos países da Europa ocidental. A distribuição da população é muito irregular, enquanto toda a costa e a região da capital Madrid são densamente povoadas, o interior é pouco ocupado.
A população estrangeira na Espanha é de aproximadamente 4 milhões de pessoas, uma das maiores do mundo, e representa 9,3% dos habitantes do país. Os marroquinos têm maior número, com aproximadamente 550 mil habitantes (devido à proximidade), seguidos pelos equatorianos - 450 mil, romenos - 400 mil e britânicos 270 mil. A comunidade brasileira é uma das maiores, e se concentra principalmente na capital Madrid. Além disso, há uma grande imigração de estudantes e trabalhadores de outros países europeus, que visam à ótima qualidade de vida da Espanha.
Jornais
Os principais jornais do país, de âmbito nacional são: El País e El Mundo. É comum na Espanha a distribuição de jornais gratuitos em formato tablóide. São distribuídos pela manhã, em pontos estratégicos como estações de trem e metrô, esquinas movimentadas e pontos de ônibus. Alguns desses jornais gratuitos são distribuídos em toda Europa. Ex: Diário Metro - http://www.diariometro.es/es/portada/ e 20 minutos - http://www.20minutos.es/
Geografia
Situada na Europa Ocidental, a Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Fora da península se encontram as Ilhas Baleares, no mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Atlântico e duas cidades em território africano, Ceuta e Melilla. A Espanha é o quarto país em extensão da Europa, atrás da Rússia, Ucrânia e França. A vegetação é diferente no norte e no sul. No norte espécies adaptadas à umidade, e ao sul a aridez (vegetação semelhante ao cerrado). O pico mais alto da península se encontra em Sierra Nevada (Granada, Andaluzia), o Mulhacén com 3478 metros de altitude. O país é banhado pelos oceanos Atlântico e Mediterrâneo.
Clima
O clima da Espanha é muito variado, devido a sua localização – zona temperada - e pelas características próprias do território. A península ibérica tem influências de massas de ar frias e quentes, úmidas ou secas. As costas do sul e do mediterrâneo possuem clima mediterrâneo, e mais ao interior, clima mediterrâneo continental, baixas temperaturas no inverno e altas no verão. A parte noroeste do país – Galicia e Cantabria – tem clima oceânico, com precipitações durante todo o ano, principalmente no inverno, e clima mais fresco.
Por estarem localizadas bem perto da África, as ilhas canárias possuem um clima próprio, com caráter subtropical, clima quente todo o ano e baixas precipitações. Esse clima pode ser visto também na costa sul (Málaga, Granada e Almería), onde clima o clima é suave todo o ano ainda que chova mais do que nas Canárias. A cidade de Murcia, no sudeste do país possui o recorde de temperatura, chegando aos 47,2°, no dia 4 de julho de 1994.
Ao contrário do clima quente do verão espanhol, existem várias estações de esqui no país. As principais estão localizadas Em Sierra Nevada, em Granada, no sul da Espanha, nos Pirineus, na fronteira com a França e na Cantábria, a noroeste.
Culinária
A Espanha é conhecida mundialmente por sua gastronomia diversificada e de altíssima qualidade. Os pratos se diferenciam de acordo com a região, mais alguns costumes são comuns em todo o território, como a utilização de azeite de oliva ao invés de óleo pra frituras; uso de alho e cebola como os principais condimentos; o costume de comer pão e tomar vinho durante a comida e etc. Alguns prato são comuns em todo o país como: Tortilha de batata, Gazpacho (sopa fria de tomate, cebola, pimentão e alho), paella (original de Valencia e variando de acordo com a região), o jamón, ibérico ou serrano (presunto cru típico espanhol) e etc.
Gastronomia por algumas regiões
- Andaluzia: conhecida pelas tapas, principalmente de peixe frito (pescaito frito); pelo gazpacho; pelo jamón serrano e pelos vinhos de Jerez, Cherry ou Fino (branco e seco, muito conhecido em todo o mundo), Vinho Pedro Ximénez, Vinho Manzanilla etc.
- Galícia: Pelos mariscos e empanadas
- La Rioja: pelos vinhos, mundialmente conhecidos
- País Basco: conhecido pelas carnes e peixes feitos na brasa. São comuns nessa região os ‘’pintxos’’ (prato semelhantes às tapas andaluzas). Juan Maria Arzak, principal chefe de cozinha espanhol conhecido mundialmente, é natural da cidade de San Sebastian, e ali possui seu restaurante ‘’Arzak’’.
Vistos
O visto de estudante não permite que o estrangeiro trabalhe, a não ser em casos de programas au pair (curso combinado com trabalho de babá), e alguns raros estágios remunerados. Mas é fácil encontrar trabalho somente com o visto de estudante. Cursos com mais de 3 meses exigem visto de estudante, exame médico e atestado de antecedentes criminais. O visto leva no mínimo um mês para ficar pronto. O estudante deve ir pessoalmente retirar o passaporte nos consulados, localizados em quatro estados (endereços no fim da página). Para se conseguir um visto é de trabalho somente com um contrato assinado com uma empresa espanhola.
Transporte
A Espanha conta com uma malha viária completa, ligando o todo o país e os países vizinhos, Portugal, França e Andorra. Além disso, conta com um trem de alta velocidade, o AVE (Alta Velocidad Española), que liga Madrid à Barcelona, Sevilla, Málaga e Huesca. A viajem de Madrid a Barcelona dura 2h e 40min e de Madrid a Sevilla 2h e 15min. A Espanha cogita a construção de um túnel submarino no Estreito de Gibraltar, para ligar-se ao Marrocos, à exemplo do Eurotunel, que liga o Reino Unido ao continente europeu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMO ADORO INFORMAÇÃO, AMEI A POSTAGEM, TRAZ UM PASSEIO INIGUALÁVEL, PARABÉNS.BJS PATHY.
ResponderExcluir