Possíveis classificações
Ao visualizarmos um mapa das Américas, no seu conjunto, percebemos logo de início que é um continente muito extenso no sentido Norte – Sul. Em virtude dessas características, contribui para fazermos divisões regionais muito claras, onde encontramos neste mesmo espaço continental regiões tropicais, equatoriais e polares. Observamos também uma significativa diferença nas questões sócio-econômicas, onde nações ricas fazem fronteira com países mergulhados no caos econômico. Essas diversidades espaciais existentes no continente americano, tornando necessária a regionalização sobre o mesmo, gerando assim algumas divisões em seu território, o que didaticamente servem para melhor entender as suas relações na atualidade.
Abordagens Físicas (Base no relevo)
Para facilitar a compreensão física do continente americano, se observa que ao longo das Américas existem duas distintas e visíveis cadeias de montanhas na sua parte oeste (Montanhas Rochosas, ao norte e Cordilheira dos Andes, ao sul) e no centro do continente há um *“istmo” que une as duas partes (Norte e Sul). Em razão disto, divide-se a América em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Essa divisão é muito difundida em todo o mundo. Esta classificação ordena os países americanos a partir de suas características naturais, onde os aspectos físicos são observados como maior diferencial entre as regiões.
Na América do Sul, por influência desta característica física, encontramos conjunto de países identificados com as características físicas: Países Andinos e Platinos, Amazônicos, por exemplo. Essas classificações estão relacionadas as sua localizações na Cordilheira dos Andes e na Bacia do Rio da Prata, e na própria região amazônica.
O relevo encontra-se dividido ainda em bacias sedimentares e planaltos, tanto ao norte como ao sul.
A rede hidrográfica, também é um elemento importante no processo da regionalização, pois podemos agregar em regiões, países que são drenados por alguns importantes rios do continente e que caracterizam as bacias hidrográficas: Rio Amazonas, Rio Uruguai, Rio Paraguai e Rio Paraná, por exemplo.
* ISTMO= é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário